Bolívia! - Salar de Uyuni - 1º dia

10:53



 Vai sair essa budega! Hoje é o primeiro post falando sobre o Salar de Uyuni, na Bolívia. As informações de preço estarão no final do post.

 Cheguei em Uyuni partindo da cidade de Sucre, com um ônibus de 70 bolivianos.

 Em Uyuni, contratei o passeio com a agência Blue Line, por 700 bolivianos(+ ou - 370 reais) pechinchados, para o passeio de 3 dias, sem o translado para San Pedro de Atacama, no Chile. Minhas colegas que contrataram com o translado pagaram 750 bolivianos.

 E assim partimos para o primeiro dia no deserto. A primeira parada é feita no cemitério de trens. Que é, basicamente, aonde os trens que não são usados mais para transportar sais e minérios foram abandonados.



  Logo depois, nos levam para um povoado aonde tem um Museu de Sal e artesanatos para as suas primeiras compras, aonde você pode comprar aqueles dinossauros e acessórios para as suas fotos no deserto de sal. Não tirei fotos dessa parte.



 Depois de mais algumas paradas, chegamos a Ilha Incahuasi, a ilha dos cactos gigantes, aonde fizemos nossa parada para o almoço. IMPORTANTE: Se você quiser entrar na ilha dos cactos e ir até lá em cima, você tem que pagar um valor de 30 bolivianos (uns 16 reais) e se quiser ao banheiro, pague 5 bolivianos (sobre a Bolívia: você SEMPRE vai ter que pagar pelo banheiro, não importa aonde, nem que seja 50 centavos de bolivianos, não lembro quando eu achei um banheiro público "gratuito". Portanto, sempre tenha trocados pra caso a vontade seja grande.)







Almoço oferecido pela empresa Blue Line. Tava frio, mas tava gostoso!

 Da Ilha Incahuasi, podemos ter a nossa primeira visão do deserto de sal em si, que será a nossa próxima parada. 



 Depois de descansado o almoço, o bendito esperado por todos chega. Mais uns minutos no carro (e nosso guia meio perdido) chegamos a imensidão branca no meio da Bolívia.



 O dia que eu estava no deserto especificadamente foi dia 16 de dezembro, e mesmo já sendo considerado época de chuvas, não chovia a muito tempo lá e por isso não tive a experiência de pegar o deserto "alagado" #xatiada Conheço uns colegas que foram em janeiro e também não conseguiram pegar ele alagado, então não sei informar qual o melhor mês para ver o "espelho" acontecer.

 Mas o lugar é lindo, viu! Não esqueça dos óculos de sol, senão você nem consegue abrir os olhos naquela imensidão branca toda. Um lugar único mesmo, aonde o céu parece beijar o solo e te dá a oportunidade de tirar essas fotos em perspectivas (embora não seje nada fácil sair uma foto boa haha).

 Apesar de ser lindo, o segundo e o terceiro dia de passeio não ficam em nenhum momento atrás desse, e na minha opinião, o segundo dia foi meu preferido. Na cidade de Uyuni, quando você fecha o passeio, você tem a opção do passeio de 3 dias ou o passeio de apenas 1 dia, em que você visita apenas o deserto de sal. Não recomendo essa segunda opção, você vai deixar de ver muitas paisagens e lugares maravilhosos. 

 SOBRE VER O POR DO SOL NO DESERTO: Queríamos muito, e pedimos para o guia, mas ele disse que ia ficar muito tarde e estávamos longe do lugar que íamos dormir. Então, se você quer realmente ter essa experiência, deixe isso bem claro na hora de fechar com a agência pra ver se eles te asseguram esse serviço. As pessoas que conversei depois que tinham visto o por do sol, ou fizeram isso, ou fecharam o passeio privativo, que é em torno de uns 950 bolivianos.

 Depois de um tempo no deserto, fomos para o que seria o nosso primeiro hotel, o hotel de sal! Nesse dia tínhamos lugares para carregar nossos eletrônicos e banho quente por 10 bolivianos. Lá tomamos nossos chás e jantamos sopa de entrada + frango, batatas e banana de principal (sim, você vai sentir muita falta do arroz e feijão. Mas a gente releva).



 INFORMAÇÕES GERAIS

 Empresa: Blue Line (recomendada, mas nosso guia não falava inglês, certifique-se MUITO - eles provavelmente vão mentir pra você, mas insista - que você quer um guia bilíngue. Tirando isso, a Blue Line me agradou bastante.

 Valor: 700 bolivianos (o preço original era 800, é só pechinchar que eles abaixam sem muita hesitação)

 Gastos total nesse dia: 700 bolivianos do passeio + 30 bolivianos Ilha Incahuasi + 5 bolivianos banheiro + 10 bolivianos banho quente.

You Might Also Like

0 comentários